Construções Sustentáveis

A Sustentabilidade se tornou um tema frequente e uma tendência na implementação de projetos.

Na construção civil, esse conceito se incorporou aos empreendimentos estruturados que operam respeitando o uso de recursos energéticos, renováveis, que procuram gerar benefícios ao bem-estar e a economia da população envolvida.

O Conceito é amplo e vai do planejamento ao projeto, construção, operação, manutenção, renovação e demolição.

São conhecidos como Green Building ou Construções Sustentáveis.

Essas construções podem ser identificadas por meio do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

O Selo do GBCI (Green Building Council Institute), certifica as edificações que atendem exigências acerca de aspectos ambientais e energéticos, como:

  • Espaço Sustentável - uso de ações que reduzem os impactos ambientais

  • Eficiência do uso da água - questões sobre o aproveitamento consciente da água

  • Inovação e Processos - implementação de medidas sustentáveis que não estão incluídas nos manuais do LEED

  • Materiais e Recursos - utilização e reutilização de materiais pouco degradantes à natureza e diminuição de resíduos

  • Energia e Atmosfera - incentivo à eficiência energética nas construções

  • Qualidade ambiental interna - qualidade ambiental interna do ar, focados na circulação de pessoas

Zero Energy Buildings (NZEB)

.

O termo refere-se a edificações com alta eficiência energética, que utilizam a geração de energia de fonte renovável para atender totalmente sua demanda, tornando seu balanço energético anual praticamente nulo.

.

Mesmo que sua construção não tenha nascido com este “pedigree” você pode aplicar algumas soluções eco sustentáveis práticas, baratas, seguras e sem utilizar grandes obras

Veja as soluções

Energia Solar

A Energia Solar pode ser direcionada para o aquecimento direto da agua através de painéis com serpentinas e armazenados em recipientes isolados termicamente e equipados para compensação das perdas de temperatura (a noite ou dias nublado)

Outra, é a aplicação da luz para ativação de células fotovoltaicas que vão gerar a energia elétrica para consumo direto e/ou armazenamento - “off grid”  (sistemas com custo elevado e requerem um banco de baterias).

O mais utilizado é a instalação “on grid” - o sistema é ligado na rede elétrica da Concessionaria que recebe o excedente previamente planejado da energia gerada, em forma de créditos de kW, que são resgatados em períodos de não geração (como o consumo noturno).

Desta forma, com o projeto adequado, você pode deixar de pagar até 95% da energia elétrica consumida (a diferença de 5% - consumo mínimo e taxa de iluminação - continuam sendo cobrados ao usuário) .

Gestão de recursos hídricos

A agua é um recurso abundante porém finito.  Apesar da cobertura de 71% da superficie terrestre ser agua, apenas 3% é potavel!

O consumo humano e industrial tendente a aumentar, coloca a agua numa posição estratégica e econômica para os próximas anos.

Desta forma a gestão dos recursos hídricos não só traz benefícios para o planeta como também para seu bolso.

Para isto é necessário:

Medir e comparar (em especial em industrias ou uso coletivo)

Reaproveitar ao máximo as águas cinza e da chuva

Tratar de forma segura (controle, filtração e manutenção de sistemas) as fontes de captação extra Concessionarias

Em instalações  com vários pontos de consumo, finalidades e variação de usuários

(Industrias, escolas, condomínios…),

onde a agua é recebida da Concessionaria para uma cisterna geral e posteriormente rateada,

o controle - se realizado através dos hidrômetros - é essencial para redução e equilíbrio dos gastos.

Em instalações de grande consumo pode ser também desejável a utilização de eliminadores de ar de tubulação.

Adicionalmente recomenda-se a inspeção regular para eliminação de pontos de desperdício:

vazamentos e regulagem de fluxo e  instalação de dispositivos hidráulicos que controlem vazões e pressões

Tratamento da água

Água para consumo humano (potável)

Executando-se água da chuva e cinzas, a água destinada ao consumo humano, recebida de fontes/mananciais que não tem sua qualidade controlada, deve ser avaliada/testada (análises físico-químicas), podendo ser necessário seu tratamento completo antes de ser consumida.

Nossa ETA - Estação de Tratamento de Água, é dotada de processos de floculação, decantação, filtração, correção de pH, desinfecção (cloração) e fluoretação que garante a potabilidade

Captação de água da chuva

Solução de captação com filtragem e armazenagem em cisternas verticais externas, fabricadas em polietileno a partir do processo de rotomoldagem (leve, durável e resistente ao esforço e intempéries).

Compactas e com capacidade variada, não necessitam ser enterradas e são simples e fácil de instalar - inclusive na rede de calhas

Por sua praticidade, podem ser usadas em casas, prédios e condomínios, em sacadas ou terraços e decorando o jardim, com reduzido custo de instalação.

Seu sistema modular, permite acoplar diversas cisternas para obter o volume armazenado desejado.

Reuso de águas cinzas

O que limita o reuso de águas cinzas é muitas vezes o odor e a contaminação com microrganismos. Um sistema que remova estes problemas habilita a água para lavagem de pátios e de carros, descarga de sanitários, irrigação ou lavanderia…  

Em industrias é especialmente viável o reuso de águas cinzas.

O sistema pode captar as águas de limpeza de pisos, banhos e outras operações industriais e, após descontaminação física e química adequada, reutiliza-las em arrefecimento e outras aplicações menos nobres.

O recurso pode também ser armazenado em cisternas, compondo com a captação de água da chuva uma solução para o uso da água não potável.

Para uso mais nobre, pode ser beneficiada em uma estação de tratamento compacta (ETAR) que fará a eliminação de resíduos sólidos e desinfecção (cloração).

Tratamento dos efluentes

Bioremediação de Caixas de Gordura e Sanitários: Solução adequada pode ser adotada para os efluentes residências, mesmo onde exista uma rede publica de esgoto com tratamento.

Além de reduzir o despejo de contaminação na rede publica, o tratamento anaeróbico com bactérias evita o entupimento de tubulação e minimiza o aparecimento de vetores.

Tratamento de Esgoto Doméstico com Uso de Fossa Verde: Saneamento ecológico, através de tratamento biológico, na fossa séptica e filtro anaeróbio, onde não exista rede de esgoto (como em áreas rurais)

Depois de ter os sólidos consumidos pelos microrganismos existentes no próprio esgoto, a água com nutrientes do esgoto é absorvida no solo e reaproveitada pelas plantas. O lodo (retirado anualmente) pode ser usado para adubar plantas ornamentais, eliminando o custo do serviço de “limpa fossa”.

Tratamento de Esgoto Doméstico ou Industrial por ETE- Estação de tratamento de esgotos: Este equipamento serve para tratar esgoto proveniente de indústrias, usinas, centros comerciais, condomínios, shoppings, canteiros de obras, alojamentos etc.

O tratamento é realizado por reatores biológicos, em processo aeróbico por aeração prolongada com lodo sendo sedimentado por gravidade no fundo do reator, para descarte. O efluente tratado pode ser descartado ou reusado automaticamente.

Ferreira e Teles Consultoria e Serviços Técnicos Ltda - EPP

CNPJ 19.018.440/0001-02

Para maiores esclarecimentos e quaisquer informações contate-nos por

Tel/ WhatsApp: (24) 9 8827-3571, ou

E-mail: atendimento@startechcomercial.com.br

© 2020 Your brand name

Intuit Mailchimp logo